Sobre a Raça

Não é a toa que essa raça vem tendo cada vez mais procura, esses pequenos são uma maravilhosa companhia para qualquer pessoa, são meigos e carinhosos, conheça um pouco do que pesquisei sobre a raça do meu bebezinho.



Origem

O Shih Tzu se enquadra nas raças de pequeno porte. Tem sua origem na China antiga e acreditasse que descende do Lhasa Apso com Pequinês, sua expectativa de vida é de aproximadamente 15 anos. Análises de DNA feitas recentemente mostram que esta é uma das raças mais antigas do mundo.

Existe uma lenda que diz que o Shih Tzu é o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol, e como não poderiam ficar juntos cruzaram os representantes de seus países, o Pequinês com o Lhasa e então nasceu o Shih Tzu.



Características Físicas

Esses peludinhos de quatro patas tem uma altura média de 20cm a 28cm e podem pesar de 4 a 7 quilos. Tem pelos compridos, sedosos e muito macios.

Entre os principais problemas de saúde que a raça pode apresentar pode-se citar problemas hepáticos, renais, displasia coxofemoral, coprofagia, alergias e problemas oftalmológicos. É sempre bom pesquisar bem o canil da onde ele virá, afinal, se for um canil bom e de confiança, será menos improvável que seu filhote tenha genes que possam desenvolver a doença.

Apesar da pelagem longa, eles perdem bem pouco pêlo, porém precisam de uma escovação diária para que os pêlos não embolem. São inteligentes, gostam de aprender coisas novas e aprendem bem o que é ensinado para eles.



Temperamento

É uma raça muito dócil, conhecidos como cão de colo, são muito tranquilos, calmos e independentes, claro que se ele ainda for um bebezinho, vai querer brincar, correr, morder sua mão, carregar os brinquedos de um lado pro outro e tudo mais, mas são ótimas companhias, se adaptam bem em áreas pequenas como apartamentos, porém é sempre bom lembrar que o fato de se adaptar bem não quer dizer que não é preciso levá-lo para passear e brincar, principalmente se for um filhote, eles tem muita energia acumulada.

Vale lembrar que são bem adaptáveis no sentido de acompanharem seu dono, se você leva uma vida agitada, gosta de passear com ele, ele também será um pouco mais agitado.

São bem educados, não gostam de dormi próximo ao local que fazem suas necessidades, porém, a coprofagia nessa raça tem se mostrado cada vez mas frequente, e infelizmente o Mushu não é a exeção. Existem vários fatores para explicar esse comportamento, mas sobre isso falo em um artigo específico. Eles costumam ficar com bastante calor, por isso gostam muito de deitar no piso geladinho e gostam de beber muita água. Também não costuma latir muito e ficam muito bem sozinho enquanto nós, os adultos, precisamos sair para trabalhar.

As principais características da raça estão ai, fora isso, é muito bom ter um desses em casa, são realmente ótimos companheiros.


Beijos Cris!